A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psique- (alma ou atividade mental) e – logia (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental, isto é, é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.
As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações interpessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte.
O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes.
Note-se a importância, de quando necessário, do psicólogo e psiquiatra e outros profissionais de saúde, colaborarem no tratamento do indivíduo.
















