A Organização Mundial de Saúde, define a Naturopatia como sendo uma Medicina Tradicional. A Naturopatia é um sistema de medicina no qual são utilizadas técnicas de observação/diagnóstico funcional como complemento a outros exames/analises efetuados. Para diagnóstico e tratamento a naturopatia recorre a compreensão do próprio corpo. O intuito da naturopatia é usar todos os recursos naturais para ajudar o próprio corpo a recuperar o seu equilíbrio. Os naturopatas são intervenientes de cuidados de saúde, cujas diversas técnicas incluem métodos científicos e empíricos, modernos, tradicionais, e de forma holística (Ver o ser como um todo).
O Naturopata trabalha com espírito de abertura em relação aos outros profissionais de saúde, mantendo sempre a sua independência. O naturopata prescreve ao seu paciente as diversas fontes naturais para a obtenção da cura ou melhora e prevenção da doença. Há programas terapêuticos desenvolvidos e elaborados, analisando caso a caso. São utilizados vários métodos naturais tais como: alimentação, regulação do sono ( um corpo que não dorme não repara), fitoterapia ( suplementos a base de plantas) , nutracêuticos ( vitaminas, sais minerais, etc…), aromaterapia (óleos essenciais) incutindo sempre bons hábitos de vida.
O Naturopata integra tratamentos naturais e biológicos para a cura, e é um complemento para a medicina convencional.
O objectivo do Naturopata é utilizar terapias que apoiam e estimulam os processos de cura naturais do corpo humano, levando a um elevado estado de bem-estar, originado pelo normal e natural equilíbrio das funções do organismo, assim como retardar o seu envelhecimento. O médico Naturopata deve ser o responsável por indicar esses tratamentos que se integrem a outros tratamentos, considerando as condições físicas e emocionais do paciente.
















