Boas festas, com saúde à sua mesa!
Com a época festiva à porta, comparecer a todas as reuniões familiares, fartas ceias de natal e de fim de ano com autocontrolo para guloseimas é, no mínimo, desafiante, fazendo com que dezembro seja o mês mais calórico do ano. Logo, esta época traz sempre o mesmo dilema: como aproveitar as delícias gastronômicas deste período, sem ganhar quilos extras e manter a saúde?
Sem dúvida que a comida é um dos grandes protagonistas desta época festiva, mas o abuso de determinados alimentos pode ser prejudicial para a saúde.
Sabia que:
- Esta época é propícia à alteração da incidência e prevalência de algumas doenças;
- As mortes de causa cardíaca aumentam cerca de 5% na época natalícia e têm um pico nos dias 24 e 25 de dezembro e no dia 1 de janeiro;
- Que segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas os portugueses ingerem na consoada cerca de 2.000 calorias, o valor médio de um dia;
- Em resultado dos excessos cometidos, 2 kgs é em média, o peso ganho durante as festas.
Certamente que é o momento de desfrutar das festas e dos nossos entes queridos à volta da mesa, mas se o fizermos descontroladamente, as celebrações podem tornar-se num constante desequilíbrio na nossa alimentação e por consequência na nossa saúde. Isto é, as festividades são propícias a excessos alimentares que levam ao aumento de doenças gastrointestinais e a descompensação de doenças metabólicas como a diabetes ou de doenças do colesterol e da hipertensão arterial.
Mas há formas de preparar uma mesa de Natal mais saudável. Para que as festas não prejudiquem a sua saúde nem pesem na balança, damos-lhe alguns conselhos e truques para que festeje de forma mais saudável.
Nas refeições de Natal, tenha em conta algumas recomendações:
- Inclua alimentos frescos, legumes e fruta fresca;
- Opte por receitas leves;
- Limite o consumo de álcool e sirva água na mesa;
- Modere a quantidade de doces e sobremesas;
- Inclua opções saudáveis nas sobremesas;
- Reduza a quantidade de sal;
- Não salte refeições ou tente compensar os excessos;
- Não fique quieto.
Entretanto, não se esqueça que se a moderação for o principal condimento dos pratos, poderemos desfrutar de todo tipo de produtos sem que nosso organismo sofra. Ou seja, a solução não passa por alimentos permitidos ou proibidos, o importante é a quantidade e a frequência com a qual os alimentos são consumidos.
No entanto, jamais se esqueça que não é a semana entre o Natal e a passagem de ano que definem um ano inteiro. O mais importante acontece entre os dias 2 de janeiro e 23 de dezembro.
Portanto, a Clínica ORYPSY deixa desde já no seu sapatinho de Natal o desejo de se manter saudável o ano inteiro. Mantenha-se saudável e ativo! Cuide da sua saúde física e mental. Mime-se! E claro, desejamos também uma dose infinita de AMOR na sua vida.
Desfrute desta época na melhor companhia, seja de forma presencial ou à distância.
Desejos de Boas festas de toda a equipa!
—
Artigo escrito por:
Oriana Damião