O que é a Nutrição?
Segundo a Organização Mundial Da Saúde “a Nutrição é a ingestão de alimentos, tendo em conta as necessidades alimentares do corpo”.
Uma boa nutrição, ou seja, uma dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular, é fundamental para uma boa saúde.
A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da produtividade.

Informação
O que é o nutricionista?
O Nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objetivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respetivas regras científicas e técnicas.
Destinatários da consulta de Nutrição
- Indivíduos que pretendem melhorar hábitos alimentares/controlo de peso;
- Indivíduos com excesso de peso e obesidade;
- Atletas;
- Ganho de peso/ massa muscular;
- Indivíduos que por motivo de doença tenham de controlar a alimentação, como Diabetes, Hipertensão arterial (tensão alta), colesterol elevado; triglicéridos elevados; ácido úrico/ gota, doença oncológica, entre outras.
- Crianças (nutrição infantil);
- Grávidas.
Informação acerca das Consultas de nutrição
As consultas de nutrição são individualizadas e adaptadas às necessidades e à realidade de cada cliente. Durante as consultas serão analisados diversos parâmetros de saúde, permitindo que o plano alimentar prescrito seja o mais individualizado e adaptado possível:
- Registo de toda a história clínica individual e familiar;
- Registo dos parâmetros bioquímicos (análises);
- História medicamentosa e de suplementos alimentares;
- Registo de dados antropométricos (peso, altura, perímetro abdominal);
- Bioimpedância (massa gorda; massa magra; % água, gordura visceral; idade metabólica; Taxa metabolismo basal);
- Anamnese alimentar;
- Prescrição nutricional, com base no diagnóstico e estado de saúde, adequando-a à evolução do estado nutricional do indivíduo;
- Prescrição, planeamento, análise, supervisão e avaliação de planos alimentares terapêuticos;